14/10/2010

O bolo de aniversário

Uma das comemorações de meu aiversário esse ano foi um chá aqui em casa para eu e meus amigos queridos nos prepararmos para ver a estreia de Alice no País da Maravilhas do Tim Burton. Para combinar com essa proposta, queria fazer um bolo de aniversário que lembrasse contos infantis, bolo inglês, século XIX... Optei por esse carré de nozes, que recebeu muitos elogios. Estou com vontade de fazer novamente, mesmo que seja de desaniversário...

Pão-de-ló:
Bata 1 xic. de açúcar com 4 gemas e 1/2 xic. de água até a mistura dobrar de volume. Acrescente, alternadamente, 2 xic.e 1/2 de farinha de trigo e 1 xic. de água, sem bater muito. Acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó e, finalmente, as 4 claras em neve, misturando delicadamente. Asse no forno preaquecido em forma untada com um fundo de papel manteiga. Espere esfriar antes de desenformar.

Recheio de nozes:
Leve e mistura de 3 xic. de açúcar com 1 e 1/2 xic. de água ao fogo, deixando ferver até obter uma calda de fio fraco (calda bem ralinha). Nesse ponto, misture 250g de nozes moídas, já com o fogo desligado.

Glacê:
Coloque 3 colheres de sopa de leite numa tigela e misture, alternadamente, com 2 xic e 1/2 de açúcar de confeiteiro e 2 colheres de sopa de suco de limão. Ele deve ficar com aparência de leite condensado.

Montagem:
Corte o pão-de-ló ao meio, no sentido horizontal. Aplique o recheio de nozes ainda quente sobre a metade de baixo. Junte a parte de cima. Corte em pequenos quadradinhos. Aplique o glacê, dexiando escorrer pelas bordas. Acrecente 1/4 de noz em cada pedaço antes do glacê endurecer. É importante montar os bolinhos já na bandeja em que você irá apresentá-los, pois como o glacê escorre e seca, não é possível transportá-los depois de secos sem que eles rachem, o que tiraria  parte da graça.  

3 comentários:

  1. Putz: faz sim! Isso estava muito bom! Mas dá pra fazer com vontade, e não só de aperitivo? Sabe aquilo de comer e se lambuzar? Assim!
    Agora que acabou a dieta forçada, comer voltou a ser uma festa: feliz desaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostamos muito da sua postagem e divulgamos a sua receita e a sua foto em nosso blog, como uma dica para os fãs de Minecraft. Achamos que a maneira como você serviu os bolinhos foi uma idéia simples mas de muito bom gosto! Um grande abraço aqui do pessoal do Aniversário Legal!
    aniversariolegal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros, Desculpem a demora em responder. Estive ausente do blog por muito tempo. Fui fazer uma visita a vocês e ADOREI! Fiquei muito orgulhoso de ter o meu bolo lá, já que está em excelente companhia. Obrigado, Abraços!

      Excluir